Kaleidoscópio Literário
                                a expressão de Kathleen Lessa
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Meu Diário
28/12/2012 18h37
MENSAGEM PARA 2013 (Personare)

A HORA NÃO É AGORA

 

A dieta não começa na segunda.
Início do mês não é para guardar dinheiro.
Dezembro não é para sair correndo terminando tudo que nem sequer começou.
Abraços podem não ser dados.
Beijos não beijados.
Mãos podem nunca se encostarem e almas nunca se encontrarem.

Em 2013, desejo que sua dieta (do corpo e da alma) comece quando o seu tempo estiver certo. Afinal, sua força de vontade é bem maior quando faz algo por você do que quando faz pelos outros. 
Desejo que descubra o que realmente quer da vida. E vá atrás.
As dificuldades parecerão mais leves quando as encarar como algo que está dentro de você. E, quando sai atrás do seu sincero desejo, acaba descobrindo que soluções para situações complexas podem ser bem mais simples do que antes imaginava.
Desejo que esses últimos dias de 2012 não sejam de cobrança pelo que não foi vivido (ou de culpa pelo que foi)... Pense no que se passou, anote os aprendizados e perdoe os erros. 365 dias a mais despontam no horizonte e eles estão recheados de transformações.


Não espere que eu diga que 2013 será fácil e que tudo ficará bem. Mas, você tem a possibilidade de viver, tentar e aprender.
Afinal, abraços ainda podem ser dados. Beijos ainda podem ser beijados. Mãos têm mais chance de se encostarem e almas de se encontrarem.
A hora pode não ser agora.
Mas ela é sempre a sua.
Aproveite!

 


Publicado por KATHLEEN LESSA em 28/12/2012 às 18h37
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
22/12/2012 00h57
O GRANDE OCEANO (Pablo Neruda)

 

Se dos teus dons e das tuas destruições, Oceano,
as minhas mãos pudesse destinar uma medida,
uma fruta, um fermento,
escolheria o teu repouso distante,
as linhas do teu aço,
a tua extensão
vigiada pelo ar e pela noite,

e a energia do teu idioma branco
que destroça e derruba as suas
colunas na sua própria pureza demolida.

Não é a última onda com o seu
salgado peso a que tritura costas e produz
a paz de areia que rodeia o mundo:
é o central volume da força, a potência estendida
das águas, a imóvel solidão cheia de vidas.

Tempo, talvez, ou taça acumulada de todo
movimento, umidade pura que não selou a morte,
verde vícera da totalidade abrasadora.

Do braço submerso que levanta uma gota
não fica senão um beijo de sal.
Dos corpos do homem nas tuas margens uma
úmida fragrância de flor molhada permanece.
A tua energia parece resvalar sem ser gasta,
parece regressar ao seu repouso.

A onda que despreprendes, arco de identidade,
pena despedaçada,
quando se despenhou foi só espuma,
e regressou para nascer sem se consumir.

Toda tu força volta a ser origem.
Só entregas despojos triturados, cascas que
separou o teu carregamento,
o que expulsou a ação da tua abundância,
tudo o que deixou de ser cacho.

Tua estátua,
está estendida além das ondas.
Vivente e ordenada
como o peito e o manto
de um só ser e suas respirações,
na matéria da luz içadas, planícies levantadas pelas ondas,
formam a pele nua do planeta.
Enches o teu próprio ser com tua substância.

Tornas repleta a curvatura do silêncio.
Com teu sal e teu mel treme a taça,
a cavidade universal da água,
e nada falta em ti como na cratera destampada,
no corpo rude: cumes vazios, cicatrizes,
sinais que vigiam o ar mutilado.

As tuas pétalas palpitam contra o mundo,
tremem os teus cereais submarinos,
as suáves algas perduram a sua ameaça,
navegam e pululam as escolas, e apenas sobe ao fio
das redes o relâmpago morto da escama,
um milímetro ferido na distância das tuas
totalidades cristalinas.

(Pablo Neruda)


Publicado por KATHLEEN LESSA em 22/12/2012 às 00h57
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
20/11/2012 11h52
A SABEDORIA DA VELHICE (Hermann Hesse)

 

“Quando as pessoas mais jovens, com a superioridade das suas forças e da sua atitude confiante, se riem de nós nas costas e acham engraçado o nosso penoso andar, os nossos cabelos brancos e os nossos pescoços emagrecidos e tendinosos, também nós nos lembramos de ter em tempos idos, em posse de igual vigor  e confiança, rido da mesma maneira; não nos sentimos derrotados nem inferiores, em vez disso alegramo-nos por ter atingido esta fase da vida e por nos termos tornado um bocadinho mais espertos e mais tolerantes.”

 “O que seria de nós, os velhos, se não tivéssemos esse livro ilustrado que é a memória, toda essa riqueza de experiências vividas! Seria uma situação lamentável, seríamos uns miseráveis. Deste modo, somos imensamente ricos e não nos limitamos a arrastar uma carcaça cansada, de encontro ao fim e ao esquecimento; somos guardiães de um tesouro que viverá e resplandecerá enquanto nós próprios respirarmos."

"Aquele que envelhece e que segue atentamente esse processo poderá observar como, apesar de as forças falharem e as potencialidades deixarem de ser as que eram, a vida pode, até bastante tarde, ano após ano e até ao fim, ainda ser capaz de aumentar e multiplicar a interminável rede das suas relações e interdependências e como, desde que a memória se mantenha desperta, nada daquilo que é transitório e já se passou se perde."

"Todas as flores aspiram a ser fruto,
Todas as manhãs a serem noite,
Nada de eterno na Terra
A não ser a mudança, a fuga.

Mesmo o mais belo dos Verões anseia
Por conhecer o Outono, o definhar.
Aguenta-te, folha, mantém-te calma,
Quando o vento te quiser arrebatar.

Deixa estar, não tentes defender-te
Que aconteça o que tiver de ser.
Deixa o vento, que te arranca e parte,
De regresso a casa conduzir-te."

 

(Hermann Hesse - excertos de "Elogio da Velhice")




Publicado por KATHLEEN LESSA em 20/11/2012 às 11h52
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
19/11/2012 13h30
TEMPESTADES SOLARES PODERÃO DESTRUIR TECNOLOGIA EM 2013 (Tecnoblog)

2011 já se aproxima do final e nada! Se conseguirmos passar de 2012, os profetas de araque do fim do mundo já podem refazer seus cálculos bizarros e guardar a informação abaixo para lustrar suas bolas de cristal e ter seus 15 minutos de fama mais pra frente.

 

Erupções solares podem destruir tecnologia do mundo em 2013

 

Imagine viver em um mundo em que todo e qualquer tipo de tecnologia não funcione. Isso é relativamente fácil se você já assiste a série Falling Skies. Mas diferente do seriado, não serão os extraterrestres os responsáveis por interferir e alterar o bom funcionamento de milhões de gadgets ao redor do mundo e sim algo bem mais conhecido: o Sol.

De acordo com cientistas da NASA, desde a última segunda-feira três grandes erupções solares causaram a ocorrência de labaredas na superfície da estrela e que, por sua vez, criaram ondas de nuvens de plasma chamadas de “coronal mass ejection“. Elas contém partículas carregadas que, se chegarem na Terra, podem causar dano a satélites, provocando interferências maciças em todos os meios de comunicação, incluindo GPS e telefonia celular.

Além disso, essas nuvens de energia também tem potencial para afetar (e não de uma maneira boa) a rede elétrica e outras infraestruturas dependentes dela na superfície, como a própria Internet, deixando seres humanos desnorteados e andando de um lado para o outro como baratas sem cabeça.

Felizmente, as explosões dessa semana estavam na superfície do sol virada para o lado contrário da Terra, então a CME vai passar longe do nosso planeta dessa vez. Mas os cientistas da NASA preveem que em algum momento de 2013 o Sol vai passar por outro pico de atividade na sua superfície e dessa vez pode ter o nosso mundo no centro do alvo.

Obviamente, agora que sabemos desse perigo podemos nos preparar melhor e estudar maneiras de contornar a situação até lá. É isso ou preparar para viver sem os confortos que a tecnologia nos traz.

Tecnoblog. 2011

 


Publicado por KATHLEEN LESSA em 19/11/2012 às 13h30
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
15/05/2012 22h25
O SIGNIFICADO DAS CORES E SEU USO NA PUBLICIDADE (André Buzzo)

 

Por André Buzzo

 

Para a maioria de nós, um arco-íris de cor se faz presente em nossas vidas.
Profundo não é?
Mais de 80% de informação visual que temos diariamente são provocadas por cores. Como as cores ou combinações de cores estimulam as pessoas a se interessarem por coisas tão diferentes umas das outras?
Como as cores podem nos fazer sentir prazer, desgosto, frio, calor, nos atrair ou não, ou ainda, estimular ou desestimular nosso apetite?

Muitas reações são instintivas, universais e atravessam continentes, por assim dizer! Segundo Kathy Lamancusa, “Cores também mandam mensagens que vão além da etnia, cor ou idade. De acordo com um estudo da Cooper Marketing Group, realizado em 1997, para 25% dos entrevistados a cor que representa poder é o Vermelho Escarlate , enquanto para 17% é a cor Preta e para 13%, é a cor Violeta. Mais de 55% dos entrevistados escolheram essas cores dentre outras 100! A cor Pink foi eleita por 27% do entrevistados no quesito fragilidade, enquanto para 9% é a cor Branca e para 9%, o Roxo Claro.”

Outras associações com as cores são específicas para regiões ou culturas. Misturando um conjunto apropriado de cores podem causar efeitos negativos em determinados grupos de pessoas. O webdesign tem entendido que as cores são fundamentais na promoção de um produto, tendo como foco a utilização correta de cores para determinados segmentos culturais, sendo essa cultura alvo de respeito, assim como a idade de seu público alvo. Evitando o uso de cores sem sentido ou entediantes, um design atrativo é obtido com um conjunto de suas sombras e tonalidades que o mantém interessante aos olhos. O adicionamento de texturas pode alterar um pouco o tom – uma textura rugosa pode, por exemplo, escurecer um pouco o tom, enquanto uma textura lisa pode deixá-la mais clara, usando-se a mesma cor!
O uso de “cores da moda” pode causar efeitos contraditórios e constrangedores – por exemplo, o uso da cor Verde Limão. Como Jill Morton disse: “Psicologicamente, as cores “extravagantes” podem capturar mais a atenção do que cores elegantes. A história confirma o uso dessas cores na arte, na virada do século 20.

As cores e seus significados por REGIÃO


 

Vermelho

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_vermelho.jpg

 

  • Europa – Perigo, amor, excitação.
  • China – É cor tradicional das noivas, boa sorte, celebração, alegria, felicidade, vitalidade, vida longa, indica a direção do Sul. Chineses costumam dizer: “Quando alto é muito vermelho, é púrpura!” – Vermelho Púrpura significa sorte e fama!
  • Japão – Vida
  • Índia – Pureza
  • Oriental – Alegria (junto com branco)
  • Hebraico – Sacrifício, pecado
  • Cristão – Sacrifício, paixão, amor
  • Estados Unidos – Natal (junto com verde), Dia dos Namorados (junto com branco)
  • África do Sul – Luto
  • Aborígines Australianos – A terra, a Terra, Ocre Ceremonial
  • Cherokees – Sucesso
  • Hopi – A direção para o Sul
  • Romanos – A cor vermelha na bandeira significa o “Início da Batalha”
  • Celtas – Morte, vida após a morte
  • Feng Shui – Yang, fogo, boa sorte, dinheiro, respeito, reconhecimento, proteção, vitalidade


 

PINK

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_pink.jpg

 

  • Europa – Cor feminina, bebês mulheres
  • Norte da Índia – Cor feminina
  • Japão – Popular para ambos os sexos
  • Coreia - Confiança
  • Feng Shui – yin, amor


 

LARANJA

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_laranja.jpg

 

  • Europa – Outono, criatividade, colheira
  • Holanda – É a cor favorita (A casa do Laranja)
  • Irlanda – Protesto
  • Estados Unidos – Halloween, produtos baratos
  • Hinduísmo – Saffron (é um pêssego laranja) é uma cor sagrada
  • Feng Shui – Yang, Terra, forças para concentração, propósito, organização


 

MARROM

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_marrom.jpg

 

  • Colômbia – desencoraja vendas
  • Aborígenes Australianos – a cor da terra, ocre ceremonial
  • Feng Shui – Yang, Terra, indústria, chão


 

OURO

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_ouro.jpg

 

  • Pelo mundo – sucesso, alta qualidade, dinheiro
  • Feng Shui – Yang, Metal, a consciência de Deus


 

AMARELO

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_amarelo.jpg

 

  • Europa – Esperança, alegria, perigos, covardia, fraqueza, taxas
  • Ásia – Sagrado, imperial
  • China – Nutritivo, realeza
  • Egito – Luto
  • Japão – Coragem
  • Índia – Mercadores
  • Budismo – Sabedoria
  • Feng Shui – Yang, Terra, auspicio, raios de sol, morno, movimento


 

VERDE

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_verde.jpg

 

  • China – Exorcismo, uma pessoa com um chapéu verde indica que a esposa o está traindo
  • Japão - Vida
  • Islã – Esperança – acredita-se que a capa do profeta era verde, virtude – somente as pessoas com fé perfeita podem usar verde
  • Irlanda – Símbolo do país, católico
  • Europa/Estados Unidos – Primavera, recém-nascido, vá, seguro, avisos ambientais, Dia de São Patrício, Natal (junto com vermelho)
  • Estados Unidos – Dinheiro
  • Feng Shui – Yin, Árvore, energia crescente, balanceado, normaliza a harmonia, cura, saúde, paz, calmante


 

TURQUESA

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_turquesa.jpg

 

  • Antigos persas – afastar mau-olhado


 

AZUL

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_azul.jpg

 

  • Europa – Suavidade, “ter algo azul” é uma tradição das noivas
  • Cherokees – Derrota, problema
  • Irã – Luto
  • China – Imortalidade
  • Colômbia – Sabão
  • Hinduísmo – A cor de Krishna
  • Judaísmo – Sagração
  • Cristianismo – A cor da roupa de Maria
  • Oriente Médio – Proteção
  • Ao redor do mundo – “cor” da segurança
  • Feng Shui – Yin, Água, calmaria, amor, cura, relaxamento, paz, confiança, aventura, exploração


 

PÚRPURA (Roxo)

 

http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_roxo.jpg

 

  • Tailândia – Luto
  • Europa – Realeza
  • Catolicismo – Luto, morte, crucificação
  • Feng Shui – Yin, alerta espiritual, cura física e mental

    BRANCO


    http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_branco.jpg
    • Europa – Casamento, anjos, hospital, médico, paz, leite
    • Japão – Luto, um Cravo Branco significa morte
    • China – Morte, luto
    • Índia – Infelicidade
    • Oriente – Funeral
    • Feng Shui – Yang, Metal, morte, luto, espíritos ancestrais, fantasmas, equilíbrio, confiança


    PRATA


    http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_prata.jpg

    • Feng Shui – Yin, Metal, confiabilidade, romance


    CINZA


    http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_cinza.jpg

    • Feng Shui – Yin, Metal, morto, aborrecido, indefinido


    PRETO


    http://www.oficinadanet.com.br//imagens/coluna/3237/td_preto.jpg

    • Europa – Funeral, morte, luto, rebelião, legal, descanso eterno
    • China – Cor dos jovens garotos
    • Tailândia – Azar, infelicidade, mal
    • Judaísmo – Infelicidade, azar, mal
    • Aborígenes Australianos – a cor das pessoas, ocre ceremonial
    • Feng Shui – Yin, Água, dinheiro, vinda, sucesso na carreira, proteção emocional, poder, estabilidade, machucados, mal


    AS CORES E SEUS EFEITOS





    VERMELHO


    Energia, força, paixão, erotismo, coragem, elemento do fogo, objetivos na carreira, ação rápida, luxúria, desejo, sangue, vibração, forças direcionadas, risco, fama, amor, sobrevivência, guerra, revolução, perigo, agressão, poder, determinação, intensidade emocional, sexo, provocativa, dinâmica, estimulante, brava, tem um bom sabor, liderança, drama, velocidade, calor, morna, violência, atenção, generosidade, romance. O vermelho estimula o metabolismo, aumenta os batimentos cardíacos, a transpiração, a pressão arterial e abre o apetite. O vermelho é uma forte cor masculina. O vermelho tende a promover imagens e textos, faz os objetos parecerem maiores e mais pertos, porém, de maneira menos intensa que o amarelo.

    O vermelho vivo pode ser irritante se usado em grandes áreas e muito bem selecionado em ações de encorajamento para pessoas! Exemplo: para botões de “Compre Aqui!”. Como estimulador do apetite, o vermelho é usado na promoção de produtos associados à energia: bebidas, carros, esportes e jogos. Cuidado ao usar o vermelho perto do verde! Como diria o velho ditado: “Vermelho e Verde não deveriam ser apresentados sem algo entre ambos!”. Da mesma maneira, misturar Vermelho Vivo com Azul Vibrante também não é recomendado: a combinação é bem cansativa aos olhos.
    • Vermelho claro – felicidade, sensualidade, paixão, sensibilidade, amor, indecisão
    • Vermelho escuro – sobre-carregamento enérgico, ódio, ira, tensão, vigor, raiva, liderança, coragem, saudade, malícia
    • Marron – Yang, indecisão



    PINK


    Romance, amor, amizade, feminilidade, verdade, passividade, boas intenções, cura emocional, paz, calmante, afeição, maturidade emocional, cuidado (no sentido de cuidar!), sabor adocicado, aroma adocicado, etéreo, delicado
    • Pink claro – a doçura da juventude, fragilidade
    • Pink vibrante – espíritos elevados, energia, juventude



    LARANJA


    Morno, energia, balanço, entusiasmo, vibrante, vitalidade, expansivo, extravagante, excitante, objetivos profissionais, acordos, ambição, carreira, objetivos, sucesso geral, justiça, questões legais, vendas, ação, chamar a atenção, o sol, amigável, convidar, intenso, alegre, força, rígido, rápido entendimento, tropical, rápido movimento, bem-estar mental e físico, caridade, coisas crescentes, fascinação, inícios, quente, criativo, outono, determinação, atração, sucesso, encorajamento, Terra, estimulante do apetite e estimulante mental, levanta os ânimos, assertivo, força social, saúde, independente. Nos restaurantes, como laranja é um estimulante do apetite, é usado para decorar o mesmo e assim induzir à compra. Menos apaixonante que o vermelho, o laranja ainda assim aumenta o envio de oxigênio ao cérebro, estimulando a atividade mental. Popular entre os jovens.

    “Como sempre olhamos para o laranja, uma pesquisa embasada (incluindo dados reunidos pelo The Global Color Survey, no site www.colormatters.com e do Pantone Consumer Color Preference Study, em 1996), documenta que o Laranja é uma das cores favoritas dos americanos. Em 1991, a revista Forbes chamou a atenção com uma capa laranja, dizendo para tomarem cuidado com a associação entre o laranja e as coisas mundanas na sua edição de dezembro, chamada “Por acaso o Laranja significa ‘BARATO’?”. Sim, significa.
    • Laranja escuro – Outono, desprezo, desconfiança
    • Laranja avermelhado – Desejo, sexualidade, prazer, dominação, agressão, sede por ação
    • Laranja vivo – Cítrico, saúde
    • Laranja claro – Damasco, coral, pêssego e melão são sofisticados


    MARROM


    Amizade, eventos especiais, Terra, pensamentos materialistas, coração, casa, ar livre, retraído, reabilitação, credibilidade, conforto, estabilidade, simplicidade, longevidade, intimidade, tranqüilidade, masculino, contentamento, força, sensualidade, produtividade, passividade, fertilidade, generosidade, sujo, substância, praticidade, trabalho pesado. O marrom é uma cor inexpressiva se não utilizada com alguma textura ou outra cor para dar destaque a ele. Bem usável para promover gêneros alimentícios e produtos para trabalho ou diversão.
    • Marrom avermelhado – Colheita, outono
    • Beges – Yang, sofisticação, proximidade, concilia emoções
    • Acobreado – Paixão, objetivos monetários, crescimento profissional, produtividade nos negócios, o movimento na carreira
    • Marrom café – Sofisticação, riqueza, robustez, cocar


    OURO


    Saúde, Deus, vencer, seguro, poder masculino, felicidade, bem humorado, prestígio, sabedoria, espírito amável, pontual, proposital, fantástico, amor espiritual, conquista corações, desejo de poder, poderes místicos, matemática avançada, ciências, concentração, realização. O ouro e o azul marinho (credibilidade) são as melhores combinações para vender à homens e a segunda melhor para vender às mulheres


    AMARELO


    Sol, inteligência, luz, aprendizado acelerado, memória, imaginação lógica, energia social, cooperação, organização, quebra de bloqueios mentais, luz do sol, alegria, felicidade, intelecto, energia, otimismo, pureza, entusiasmo, morno, honra, lealdade, força mental, clareza, percepção, entendimento, conhecimento, desonesto, traidor, invejoso, cobiça, desprezo, doença, fraqueza, cuidado (no sentido de “atenção”), covarde, seguidor, curioso, confidente, humorado, sonhador, criativo, desejo de impor, ação, idealismo, verão, filosofia, incerteza, glória.

    O amarelo estimula a atividade cerebral, gera energia muscular e chama a atenção – é a cor mais visível para o olho humano. O objetos amarelos “pulam” à nossa vista. Alunos que estudam em salas amarelas tem melhor rendimento. Um amarelo alegre pode ser usado para promover produtos infantis ou para lazer e alimentos, utilizando-se especialmente de combinações com outros tons frutais ou vegetais, e o amarelo ainda é a melhor escolha para destacar textos. Com sobre-uso, o amarelo pode causar distúrbios e produzir ansiedade. Bebês choram mais em quartos amarelos. Amarelo contra preto denota avisos .. a picada da abelha.

    O amarelo não é uma cor prática para usar em produtos masculinos. Eles acham que o produto não é de confiança e o acham ainda, infantis. E evite usar amarelo se deseja evocar segurança e estabilidade. Cuidados se fazem necessários com os diferentes tons de amarelo, pois eles podem perder seu calor e parecer sujo.
    • Amarelo pálido – Cuidado, decadência, doença, idade do ciúme
    • Amarelo claro – Intelecto, frescor e alegria
    • Marfim/Creme – Quietude, prazeroso, calmo, elegância acima de tudo, pureza, suavidade, mais rico e quente que o branco



    VERDE


    Mãe Terra, cura física, sucesso financeiro, abundância, fertilidade, plantas e árvores mágicas, crescimento, comida, esperança, objetivos pessoais, ressurreição, renovação, juventude, estabilidade, resistência, frescor, natureza, ambiente, tranquilidade, refrescante, quietude, esperança, imortalidade, saúde, cura, boa sorte, juventude, inveja, inexperiência, árvores, grama, vigor, crescimento, harmonia, responsabilidade, generosidade, segurança, desgraça, compaixão, moderação, diplomacia, calma, contemplação, alegria, amor, abundância, balanço, auto-controle, suave, compartilhar, dependência, amigável. O Verde abaixa a pressão arterial, relaxa o sistema nervoso, acalma e suaviza o pensamento, estimula a criatividade, e é um inibidor do apetite. O verde é fácil de ser visto pelos olhos humanos e pode melhorar a visão. Imagens colocadas em um fundo verde parecem estar mais longe. O verde é bem popular em várias culturas. Usadas para promover produtos orgânicos, saudáveis e naturais.
    • Verde escuro – Dinheiro, ambição, ganância, inveja, peso, prestígio, promove concentração.
    • Verde amarelado/Verde limão – Doença, covardia, discórdia e inveja, náusea – não use essa cor para promover produtos alimentícios, é um inibidor do apetite.
    • Verde oliva – paz
    • Abacate – Refrigeradores dos anos 60 e 70
    • Verde azulado – Grupo de cor bem aceito entre todas as idades.


    TURQUESA


    Calmante, cura emocional, proteção, refrescante, sofisticado. O Turquesa é igualmente popular entre homens e mulheres. Mistura bem com pinks pálidos e lavanda para um aspecto feminino. Cria um cenário retrô com turquesa e pink no Art Deco pela combinação com preto e branco. Combinado com cinza, prata, terracota e beges, produz um “aspecto caipira americano”. Com laranja e amarelo, apresenta inovação, passa uma imagem de atualidade e pode ser usada em sites com teor esportivo. Turquesa claro – Feminino


    AZUL


    Boa fortuna, comunicação, sabedoria, proteção, inspiração espiritual, calmaria, reafirmação, gentileza, fluidez, água, oceano, criatividade, paz, pensamentos elevados, mistério, céu, formal, viagem, devoção, progresso, liberdade, acredita na melhora da humanidade, amor, confiança, lealdade, inteligência, artístico, compaixão, força nata, depressão, tristeza, estabilidade, unidade, entendimento, aceitação, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, conforto, frio, tecnologia, harmonia, profundidade, fé, Paraíso, sinceridade, piedade, precisão, intelecto, consciência, mensagens, falante, idéias, compartilhador, cooperação, idealismo, empatia, relaxamento, afeição, inspiração, amizade, paciência, contemplação, infinidade, harmonia. Alguns acreditam que o Azul retarda o metabolismo e inibe o apetite. Imagens, objetos se destacam automaticamente em um fundo azul, não precisando do foco do olho humano para isso. Com sobre-uso, pode gerar um sentimento de frio. Também de grande preferência feminina, o azul ainda é a cor favorita dos homens e é bem escolhida para sites que abordem tecnologia, produtos medicinais, sendo também utilizados em páginas sobre limpeza, o ar, céu, água, oceanos e veículos. O Azul é a cor favorita de mais da metade da população mundial – é a cor com menor incidência de negação em praticamente, todas as culturas. Designs de alto impacto podem ser criados utilizando-se as combinações entre azul, vermelho e amarelo. Combinações entre azuis claros e escuros podem remeter a sentimentos de confiança.
    • Azul claro – etéreo, delicado, calmante, saúde, tranqüilidade, entendimento, suavidade
    • Azul Royal – Riqueza, superioridade, frio
    • Azul Escuro – Profundidade,esperteza, estabilidade, credibilidade (especialmente se associado ao Ouro!), intelecto, sabedoria, cores corporativas, poder, integridade, seriedade, saúde, decidida, Judicial, ordem, lógica, dependência, serenidade. Combinações entre tons claros e escuros de azul cria uma sofisticada e conservadora imagem.


    PÚRPURA (Roxo)


    Influência, o terceiro olho, habilidades psicológicas, poder espiritual, seguro de si, conhecimento escondido, dignidade, grandes aspirações, realeza, espiritualidade, nobreza, cerimônia, mistério, transformação, sabedoria, sofisticação, crueldade, arrogância, intuição, sonhos, inconsciente, invisível, telepatia, empatia, imaginação, deja vu, espírito universal, ligação espiritual, verdade profunda, extravagância, criatividade, mágica, ego, ambição, fama, luxúria, riqueza, sensualidade, elegância, contemplação, meditação, majestade, lesbianismo, paganismo, conceito, náusea.

    Aproximadamente 75% das pré-adolescentes preferem Púrpura ao invés de qualquer outra cor, e por isso, a maior parte das promoções para produtos com esse público alvo usa essa cor. Púrpura claro é usado para criar designs femininos. Exposição excessiva a essa cor faz as pessoas ficarem mal-humoradas, com que se retirem do local ou que não fiquem tão a vontade nesses recintos. O Púrpura é cor que se polariza – as pessoas ou gostam ou não da cor.
    • Lavanda – Yang, indecisão sexual, maleabilidade, romance, nostalgia, feminismo
    • Púrpura escuro – Melancolia, tristeza, frustração,realeza, riqueza
    • Cor de malva – Yang, consciência mundial
    • Violeta – Meditação, criatividade, concentração, quietude, força criativa, beleza, inspiração, artística, música, excelência, etérea, sensual, responsável, sacrifício
    • Púrpura azulado – Místico
    • Púrpura avermelhado – sensual



    BRANCO


    Espiritualidade, deuses, paz, pureza, virgindade, reverência, simplicidade, limpeza, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilizado, frio, clínico, clareza, perfeição, luz, segurança, positividade, fé, inovações de sucesso, união, auto sacrifício, sagrado, divindade feminina. O quarto inteiro em branco pode causar um sensação desconfortável. O branco é bom para ser utilizado como fundo ou cor para acentuar o brilho de outras. O branco é percebido pelos olhos como uma cor de brilho. O branco pode indicar simplicidade em produtos de alta tecnologia e segurança e limpeza para produtos médicos.


    PRATA


    Glamour, distinção, high tech, industrial, idade de graça, telepatia, clarividência, intuição, sonhos, energias astrais, poder feminino, comunicações, divindades, detalhes ricos de ornamentação, modernidade. Para criar um visual high tech, use o Prata com outras cores. O Prata trabalha bem junto ao Ouro e Branco para promover um sentimento de poder e controle. Prata e outros refletores são bem atrativos aos olhos e são associados a coisas fundamentais à vida.


    CINZA


    Segurança, confiança, inteligência, modéstia, dignidade, maturidade, solidez, conservadora, prática, idade avançada, tristeza, entediante, profissional, sofisticada, durável, qualidade, quietude, melancólica.


    PRETO


    Proteção, repele negatividades, poder, sexualidade, sofisticação, formal, elegância, clássica, mistério, medo, mal, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, tristeza, remorso, raiva, underground, música moderna, espaço, de alta qualidade, azar, reservado, digno, medo do desconhecido, noite, vazio, sujo, força do personagem, dramática, autoritária, prestígio, confiável, forte, anti regras, séria.

    O Preto é uma excelente cor técnica, e ajuda a atingir objetivos em um sofisticado mercado ou para criar um ar de mistério em produtos para jovens. Em uma grande área, o Preto pode ser depressivo. Usar Preto como cor de fundo traz a sensação de perspectiva e profundidade, eles dinamizam a leitura do texto. Muito recomendado para sites que abordem Artes e Fotografia como tema, e ainda, ajuda outras cores a se tornarem vibrantes.

 


Publicado por KATHLEEN LESSA em 15/05/2012 às 22h25
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Página 16 de 40 « 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 » [«anterior] [próxima»]

Os textos da autora têm registro no ISBN. Plágio é crime.