No dia 30 de janeiro comemora-se o Dia da Saudade, palavra que existe apenas nas línguas portuguesa e galega e serve para definir o sentimento de falta de alguém, de algum tempo, situação ou lugar.
De origem latina, saudade é uma transformação da palavra solidão, que vem de “solitatem”. Com o passar dos anos, assim como outras palavras se transformam de acordo com as variações da pronúncia, solitatem passou a ser solidade, depois soldade e, finalmente, saudade.
Pode-se inferir que neste dia as pessoas se dedicam às lembranças de seus entes queridos que estão ausentes, de fatos que viveram ou de lugares e objetos que marcaram suas vidas. Isso faz com que a palavra saudade se torne melancólica, trazendo certo sofrimento.
Saudade é também definida como “a sensação de incompletude, ligada à privação de pessoas, lugares, experiências, prazeres já vividos e vistos, que ainda são um bem desejável”, segundo o dicionário Larousse.
Em outras línguas não existe uma palavra capaz de traduzir o significado amplo de saudade, mas algumas delas trazem conceitos próximos ou expressões que a traduzam.